segunda-feira, 12 de março de 2012

12/03/2012 13h49 - Atualizado em 12/03/2012 13h50 
Prefeitura do Recife anuncia aumento salarial e kit de livros para professores. 
 Aumento segue orientação do MEC e será retroativo a janeiro.

Kit contém 35 livros, entre obras técnicas e literárias

João da Costa entrega kit com 35 livros à professora. (Foto: Katherine Coutinho / G1) 
joão da Costa entrega kit com 35 livros a
professora. (Foto: Katherine Coutinho / G1)
Os professores da rede municipal de educação do Recife ganharam uma boa notícia no dia do aniversário de 475 anos da cidade. A Prefeitura anunciou nesta segunda-feira (12) o reajuste do piso salarial do Magistério, que vai para R$ 1.451, obedecendo à determinação do Ministério da Educação. O aumento será retroativo ao mês de janeiro de 2012.
Além do reajuste de 22,22% em relação ao salário de 2011, os professores vão receber um kit com 35 livros. “A primeira coisa que uma cidade tem que pensara é na educação. Os livros dados aos professores vão desde a área técnica para auxiliar o professor na hora de elaborar aulas e compreender seus alunos, à área da literatura”, detalha a secretária de Educação, Esporte e Lazer da cidade, Ivone Caetano.
A medida se une à contratação de 650 novos professores aprovados no último concurso municipal, que compareceram à cerimônia e receberam o kit de livros simbolicamente. “Eu estudei em escola pública e hoje sou professora. Quero mostrar aos nossos alunos que eles podem vencer como eu venci, mesmo vindo de escola pública”, discursou a professora recém-empossada Laudecir Gondim.
Com essas nomeações, todas as vagas da rede pública municipal passam a ser ocupadas por professores. “Não queremos mais precisar ter estagiários trabalhando no lugar de professores nas salas de aula. A expectativa de crescimento atualmente é ligada à informação, tecnologia e educação. Você só produz informação e inovação tecnológica se tiver uma educação de qualidade”, pondera o prefeito João da Costa.
Apesar do aumento, o prefeito admite que o salário dos mestres ainda está aquém do esperado. “Sabemos que os salários que pagamos ainda não são justos, mas eles já são atrativos. O salário dos professores no Brasil todo precisa aumentar, mas é preciso fazer isso com viabilidade econômica, não podemos quebrar as prefeituras”, lembra João da Costa.
Livros técnicos e de literatura integram kit.
Os professores contam também com um plano de carreiras, outra medida que a Prefeitura ressalta na valorização dos profissionais. “O piso salarial é só para o professor de nível médio, normalista. Esses são minoria, cerca de 200 em um universo de 6 mil. Quando ele tem uma faculdade, uma titulação, chega a receber 43% mais”, explica Ivone. “Nós temos valorizado a titulação, para incentivar nossos professores a fazerem mestrado e dourado. Já temos doutores na rede municipal de educação”, comemora o prefeito.
Além dos kits entregues aos professores, as escolas municipais vão receber 500 livros para as bibliotecas, além dos livros que os alunos já recebem no kit Manuel Bandeira, que contém livros de literatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário